segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PARA QUE SERVE O LEGISLATIVO DE ANGRA?

FALTA INTELECTUALIDADE OU O
INTERESSE NO BOLSO FALA MAIS ALTO?

Semana passada 11 a 15, assistir como de praxe, as sessões cansativas do Legislativo. Vou pontuar o que vi: entregar de mais um Título de Utilidade Pública à igreja evangélica, discussão sobre indicação, ofícios, requerimentos e assuntos ínfimos, 'costumeiros e copiosos' de todas as sessões. Pior, o escândalo como banheiro de mais de um milhão e ônibus intermunicipais não são sequer pautas da Casa - ao que parece - interessantes para os edis, nem mesmo para defesa do cidadão. Então o que há: inversão de prioridades, valores, interesses?
Agora, o que não se vê na Casa:
Explicação à sociedade sobre a CPI, para tratar sobre a Operação Cartas Marcadas; que fiz teve mesmo?
Estudo sobre as complementações do Plano Diretor;
Debate sobre os impactos sócio-econômicos com a descoberta do Pré-Sal;
Debate sobre o PPA, LO e LDO;
Debate sobre a geração de emprego e renda;
Debate sobre a Usina Angra 3;
Defesa à sociedade e denúncia à MP nos caso de abuso de poder;
As sessões tornaram-se insuportáveis. O troca-troca de conveniências entre autoridades tornou-se um engodo da Casa Legislativa. Não há autonomia, independência, soberania, predicados imprescindíveis para uma boa e acentuada simetria, o que há é um favoritismo tão pregado aos quatro ventos no palácio, este que deveria fiscalizar, criar leis, projetos, debater assuntos de príncípos basilares para a sobrevivência e desenvolvimento social, econômico não faz (...), ao invés, o que se vê são os conchavos de vereadores barganhando favores em troca de votos e status.
A Casa Legislativa é ineficaz e submissa - não apenas ao Executivo, mas aos interesses unilaterais - por razões escusas e aéticas. Um Show de ineficiência. Aliás, fica a sugestão: deveria ser chamada - A Casa dos Deficientes.

4 comentários:

  1. Não é só isso, Jonathan: os empregados da Brasfels não merecem a atenção dos vereadores, é um caso importante, pois estão ficando desempregados e não há quem olhe por eles. Até a vereadora Conceição, que passa por "diferente" dos outros, participa desse teatro. Estamos mesmo órfãos de bons políticos e bons governantes. Qualquer partido que seja!
    mãe daquele moço que vc conhece

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá:
    Recordando a história, Angra sofreu muito enquanto considerada como pseudo área de segurança nacional. Os militares, em falsa justificativa, "aproveitaram" o Colégio Naval aqui instalado para locupletar-se do comando municipal. Com isso, uma geração de políticos foi castrada, perdendo a Cidade, por mais de duas décadas, o exercício da cidadania e, principalmente, perdendo a "geração" de novos políticos. Com a "derrubada" da ditaduta militar e o retorno ao estado democrático, Angra viu-se politicamente despreparada, fato que permitiu o retorno de políticos ultrapassados, ou, em outras palavras "raposas velhas" da política angrense, e o "continuismo" nos procedimentos do legislativo se sustentou.
    Com o passar dos anos e diante da falta de interesse das "pessoas de bem", apresentaram-se as pessoas que aí estão, autênticas sobras dos ranços passados.
    Mas, por mais que se buscasse a autonomia do poder legislativo, Angra sofre novos "baques", inicialmente com 12 anos do governo petista, que, embora jamais representassem a maioria dos votos, venceram pela divisão, fazendo três governos como todos vocês sabem. Há passados 8 anos, a sociedade angrense entendeu por unir-se em torno de um único candidato, na expectativa de livrar-se dos 33 anos (idade de Cristo)experimentados.
    Aí foi o êrro fatal!
    Curou-se de um câncer mas apareceu outro. Ao invés da ditadura militar e da administração da miséria, "criamos" a "ditadura" da corrupção, da submissão, da perseguição, do medo, da ousadia,VAIDADE e COVARDIA e convicção na impunidade e que, mercê do produto de tudo isso, DOMINA A CÂMARA, INCLUSIVE DE PSEUDOS OPOSITORES DE PSEUDO ESQUERDA. QUANTO CUSTA ISSO OU QUANTO VALE, É O MESMO QUE PRETENDER "VER" COMO FOI CONCEBIDA A BARRIGA DE UMA SENHORA GRÁVIDA! ISSO NÃO SE VÊ, MAS IMAGINA-SE COMO ACONTECEU!
    Mais lamentável que isso e termos em nossa terra pessoas que se submetem a isso. O que aí está representa a falência total dos valores éticos, morais, etc. É a força do dinheiro. Sabemos que o dinheiro tem o seu valor. Mas, enquanto acreditamos, também, em outros valores e os legamos aos nossos filhos, os "tiranos" deixam o dinheiro como legtado a seus descendentes e com a "cabeça" erguida pois "compraram" os opositores.
    É uma vergonha? É .... ´mas são 2 os únicos responsáveis: O primeiro as pessoas de bem que não querem se envolver na política diante de tanto exemplo de corrupção; o sgundo é o povo que ainda vende seu voto!
    Mas, como todo mundo sabe, "Deus" é brasileiro e, como diz a marchinha: "uma vez ...., ... até morrer!

    ResponderExcluir
  3. O Legislativo angrense tem muita utilidade. Serve para dar nome às ruas e distribuir títulos de utilidade pública.
    Se fizeram qualquer coisa a mais foi descuido deles.

    ResponderExcluir
  4. As verdades estão sendo ditas e são incontestáveis. Mas o que fazer para consertar? Vamos dar um voto de confiança aos novatos, assim como se dessemos um crédito às crianças da nova geração. Talves, assim, Angra recupere sua dignidade tão vilipendiada pelo governo. Talvez Angra recupere seu prestígio natural e deixe de ser meio para enriquecimentos ilícitos e vergonha nacional pela corrupção. O recado está dado, embora eu ache que nada vá mudar, pois o "bastão" está nas mesmas mãos!

    ResponderExcluir