A secretaria de Turismo de Mangaratiba encerrou esta semana a primeira fase do Inventário Turístico do Município. Nesta primeira etapa foi realizada a pesquisa social, um extenso trabalho de entrevistas em todos os distritos da cidade onde 22 pesquisadores, entre funcionários da secretaria e voluntários, recolheram dados com os moradores, o que pensam e o que almejam para o turismo local, e turistas, sobre o que acham da cidade, o que desejam e o que pode melhorar para que retornem.
Para o secretário Vitor Tenório, o Inventário Turístico da cidade é fundamental. “O inventário é peça chave no processo para reerguer o turismo da cidade. É através dele que buscamos as verbas que serão aplicadas no setor. Quem ganha com isso é a população, porque quanto mais visitantes na cidade, maior é a geração de emprego e renda”, afirma.
O Inventário Turístico de um município consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística. É através dele que é possível captar recursos dos Governos Federal e Estadual e da iniciativa privada que serão investidos no setor.
A iniciativa agradou Alex Salvador, morador da Praia do Saco e que trabalha como barqueiro na cidade. “O poder público precisa fortalecer o turismo, oferecer para o visitante atrativos de qualidade para que ele queira visitar o município e posteriormente retornar. Acredito que com essa iniciativa inédita estamos no caminho do desenvolvimento”, disse.
Já para Rodrigo Gabriel Marques, que trabalha no píer de Mangaratiba como segurança, a iniciativa de ouvir o que a população e o turista desejam foi o ponto mais importante do Inventário. “Nunca foi feito isso no município. O turismo aqui está carente de iniciativas como essa. Muita coisa que foi feita no passado foi sem consultar a população, sem ouvir nossas necessidades e carências”, conclui.
Em 15 dias começará a segunda fase do inventário, que será a realização de um levantamento de toda a cadeia produtiva que envolve o turismo em Mangaratiba. Todos os tipos de comércio, ambulantes, pousadas, hotéis e serviços que envolvem o turismo local, direto e indiretamente, serão catalogados. As outras etapas do inventário serão o registro e identificação de todos os atrativos turísticos naturais, históricos e culturais de Mangaratiba, e por fim o cruzamento de todas as informações recolhidas, que serão armazenadas num amplo banco de dados que será enviado ao Ministério do Turismo. Mangaratiba já está cadastrada no Ministério, que forneceu um link para que os dados que são coletados sejam atualizados em tempo real. O Inventário da cidade deve ficar pronto ainda este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário