sexta-feira, 19 de março de 2010

CULTURA - PATRIMÔNIO HISTÓRICO


por e-mail -

Prezados, de início gostaria de corrigir uma informação, para isso eu reproduzo o único email recebido do Iphan em resposta a todos estes que vos tenho enviado:
"Corrigindo: Angra receberá aproximadamente 1.300.000,00 em verbas do IPHAN pelo Plano de Ação das Cidades Históricas para o ano de 2010.
Att.
Cynthia Tarrisse".

Pressuponho que se houvessem outras informações inverídicas também seriam corrigidas. Já é um começo.

Gostaria tb de esclarecer que TODA essa verba não será para execução de obras de Restauração como eu e o Beto Carmona divulgamos, será para a ELABORAÇÃO DE PROJETOS. Cabe lembrar que se tivéssimos pessoas qualificadas na Gerência de Patrimônio Histórico da Turisangra, teríamos projetos elaborados e pularíamos esta etapa. Poderíamos receber já nesta etapa muito mais milhões. É o dinheiro do Governo Federal tapando o buraco deixado pela Prefeitura que insiste em gerir de forma ERRADA o Patrimônio Histórico jogando dinheiro público pelo ralo. É a mostra que estamos deixando de aproveitar verbas separadas para patrimônio pela incompetência de elaborar projetos por parte da TurisAngra.

Fazendo o papel de fiscalizador, estou encaminhando uma foto que eu acabei de tirar de funcionários da HighEng, fazendo manutenção da Igreja de Santa Luzia. O problema prioritário da igreja é um sério vazamento no telhado (que além de goteiras na nave da igreja gera manchas de umidade na alvenaria), mesmo assim estão mexendo nas alvenarias externas ao invés de arrumar o telhado.

1- Estão usando cimento na fachada de pedra, quem entende do assunto (e até o Alonso) sabe que isso não pode. É cal virgem e areia. O cimento faz uma camada impermeável que não deixa a umidade sair provocando manchas, causando progressiva deterioração.
2- Se o limo não for totalmente removido ele voltará rapidamente após a primeira chuva. (reparem foto da fachada)
3-Esta mesma parede passou por manutenção a menos de dois meses. Manutenção errada para eles é mais demanda de trabalho.
4- Dos funcionários que recebem por horas trabalhadas ou disponíveis 2 trabalhavam e dois estavam disponíveis, jogando nosso dinheiro no lixo.

Encaminho tb foto tirada hoje da Fachada do São Bernardino, este mesmo mês recebemos um email falando da reforma executada pela higheng, vejam o estado.
E por último apenas uma foto da fachada lateral da Igreja Matriz que tb sofreu manutenção e pelo visto não perceberam o problema no telhado que está causando esta infiltração.

Os olhos continuarão abertos e vcs recebrão mais e mais emails. As irregularidades são muitas e eu não tenho tempo de organizar todo material. Estes são os monumentos do Centro, imaginem os que ficam afastados e/ou escondidos. Não valorizam o nosso Patrimônio Cultural e nem sabem como inserí-los num contexto de tursimo cultural.

Fernando Miguel
Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Angra dos Reis.

3 comentários:

  1. Um amigo me falou que a Angracar foi lacrada pela justiça.
    Voce sabe de alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  2. Espero que vc divulgue o meu modesto blog

    possoopinarvidal.blogspot.com

    agradeço
    Vidal

    ResponderExcluir
  3. fernando...
    para de esquentar a cabeça com esse negocio de patrimonio historico. o Vinicius não esta nem ai para seus email. já esta tudo licitado...
    e na galinha dos ovos de ouro do cara ninguem mexe...
    cuidado pq ele pode ate morder!

    ResponderExcluir