sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CANDIDATO A VEREADOR DE MANDATO OFERECE R$ 100 MIL PARA CANDIDATO POBRE DESISTIR DE CANDIDATURA

CANDIDATO RICO X CANDIDATO POBRE

O capitalismo está a solta. Um candidato a vereador de mandato da base governista ofertou a outro candidato da coligação, (mais um entre tantos sem recurso para disputa desleal no campo eleitoral) cerca de R$ 100 mil para abrir mão de sua candidatura. O pobre candidato ficou de pensar na proposta e acertar os detalhes depois que conversasse com a esposa. O olho gordo do candidato diplomado e rico erigiu depois que o mesmo percebeu o crescimento do curral eleitoral do candidato pobre. Mas, essa é apenas a ponta desse iceberg. A troca tem sido no campo dos CC's, (Cargos Comissionados), ou quando pouco, no âmbito da compra no atacado para levar no varejo.

PONTO DE VISTA

Dentre os sete pecados capitais a inveja é o pior deles. Funciona como uma espécie de praga (uma pandemia) e destrói qualquer ato benéfico que se possa imaginar. Faz óbice a honestidade. Dicotomiza a esperança por dias melhores. Obstrui a verdade e congestiona a fraternidade.
Em ano eleitoral o que se vê, prodigamente, são candidatos de mandatos ou de poder aquisitivo indo às compras. Cooptando à vontade, como se estivessem indo às compras numa mercearia.
O problema é mais complexo do que se imagina. Está endógeno no bojo cultural do brasileiro. Sim, porque esta mazela (ilicitude) não ocorre somente em nossa paróquia, está no campo macro da discussão. Envolve problemática educacional, cultural e moral-ética. Questão de berço. Uns defendem que o problema está intrínseco à questão sócio-econômico. Acredito que seja um sintoma, apenas, mas, não está, à princípio, firmado nesse quesito somente, é uma parte basilar desse querelado. Esse conflito entre se ter uma posição firme, ideologicamente, e se ter um caráter frágil, economicamente, ratifica o que todos nós já convivemos todos os dias: a moral para muitos é uma questão subjetiva e relativa. E esta não está firmada nos pilares do respeito ao próximo.
A busca por apoios não é nem imoral ou ilegal, o problema está ligado diretamente no processo dessa costura. A 'amarração' de apoios é que se deve ser questionada. É evidente que todos precisam e dependem de recurso para qualquer que seja o momento na vida, mas, trocar respeito pela verdinha, até isso, é mister saber os limítrofes, até onde se pode ir. O engendramento de uma imagem não é feita com dindim, e sim, com trabalho honesto e respeitoso. Alguns diriam que isso é utopia, outros que não passa de uma análise anacrônica, e eu ratificaria que, vou morre acreditando na ética, moral, verdade e na honestidade, mesmo que seja para ser o primo pobre. Que Deus nos abençoe!

7 comentários:

  1. Caro Jonathan
    Ética, moral, honestidade e respeito são palavras desconhecidas para muitos políticos de Angra.
    O quadro político em Angra nunca foi tão desprezível.São pessoas comprando votos em troca de qualquer tostão. Se os fiscais do TRE não usassem identificação e parassem perto de grupinhos onde há políticos ,flagrariam negociatas escandalosas.
    O uso da máquina administrativa não é nem disfarçado.Falta oportunidade e a coragem das pessoas para fotografarem ou gravarem certas conversinhas.
    Aqui impera o medo, a imposição e a corrupção.

    ResponderExcluir
  2. jonathan,

    porque vc ñ fala o nome dos dois, anonimato ñ adianta, faça a denuncia ao tre, vamos impugnar a candidatura.

    eleitor

    ResponderExcluir
  3. "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."(Martin luther King)"?

    essa frase diz tudo nao podemos ficar quietos !! temos que denunciar , lutar!!!
    abraçao!

    ResponderExcluir
  4. José Maria Justino, o vereador, comprou cestas básicas na última eleição e distribuiu em troca de votos na região! Chegou a alugar barco para distribuir nas ilhas!

    Alo Federal! Esse ano tem mais!

    ResponderExcluir
  5. Esa de cem mil não é mole...to sabendo de candidato que levou essa grana pra continuar candidato, aliás dois candidato...senão o vovô ia perder a cadeira.tem um no balniario que botou as burras pra encher mais num pinga nada.

    ResponderExcluir
  6. MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES TUCKET, DIGA A SEU FILHOS E NETOS ELE É LADRÃO MAS FAZ.

    PLANTE NO SEU ORGULHO SEU FILHO ANDANDO COM TRAFICANTES E LADRÕES, E QUANDO VOCE CHAMAR SUA ATENÇÃO.

    ELE PODE VIRAR E FALAR A Sra ou o Sr, VOTOU NO FERNANDO JORDÃO, BENTO, RICARDO DUTRA ETC...E NO TUCA.

    E AGORA VEM DIZER QUE ESTOU ERRADO, PARA GARANTIR SEUS SALARIOS PODEMOS NOS JUNTAR COM BANDIDOS, MAS MEUS AMIGOS É QUE SÃO MÁ COMPANHIA.

    VOTE NO TUCA E NOS VEREADORES QUE TENTÃO REELEIÇÃO, E DEPOIS SOZINHO FALA PARA DEUS EM SUAS ORAÇÕES QUE NÃO SABIA NADA SOBRE ELES.

    SOU UM AMIGO QUE DORME TRANQUILO, E POSSO DIZER A MEUS FILHOS, NÃO FAÇA ISTO PORQUE É ERRADO.

    GRATO PELA LEITURA.

    ResponderExcluir
  7. Se o de cima dorme tranquilo é porque não tem cérebro, ou seja é petista, que se faz de santo, com a alma toda suja de pecados, com a mente cauterizada, pois como pode ter coragem de chamar pessoas de ladrões sem ter provas e nem coragem de se identificar, esquecendo-se de alguns anos atrás quando a petezada, ou talvez o próprio, sugou a Prefeitura com o famigerado PROSACANEAR e outras mazelas, sem falar da turma de Brasília. Onde estão os milhões de dólares do PROSACANEAR????

    ResponderExcluir