sábado, 20 de junho de 2015

CRISE: SERVIDORES DE ANGRA DOS REIS

Servidores oferecem contraproposta à prefeitura

Funcionalismo delibera em assembleia pela reposição de 7, 68% parcelado em quatro vezes, a partir de setembro; vereadores demonstram apoio ao índice proposto pelos servidores

Em assembleia realizada anteontem, 17 de junho, no Clube Comercial, os servidores aprovaram uma contraproposta para a Prefeitura de Angra, em relação ao reajuste oferecido pelo governo durante audiência de conciliação, de 3%, parcelado em três vezes. Eles querem a reposição salarial de 7, 68%, parcelada em quatro vezes, a partir de setembro – retroativo a março –, além da garantia de não haver corte do ponto dos servidores que participaram da greve.

O evento foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (SINSPMAR), a partir das 17h30. Mais de 200 servidores participaram da assembleia, que também serviu para que os diretores do sindicato explicassem ao funcionalismo como se deu a audiência de conciliação no Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), no dia anterior.

A presidente do SINSPMAR, Ana Maria Bezerra Barbosa, abriu a assembleia lendo assentada da audiência, uma espécie de resumo do que foi debatido durante a reunião no Rio de Janeiro. “Ao final, afirmamos ao juiz que levaríamos a proposta feita pela prefeitura à assembleia, já que ela não chegou ao nosso conhecimento com antecedência”, informou a presidente do SINSPMAR.

Após as explanações iniciais, os servidores tiveram espaço para tecer seus comentários, críticas e sugestões. Os diretores do SINSPMAR também responderam aos questionamentos efetuados pelos servidores. Ao final da assembleia, os servidores votaram por uma contraproposta em relação ao que foi oferecido pela prefeitura durante a audiência de conciliação. O funcionalismo deliberou pelo reajuste salarial de 7, 68%, em quatro parcelas – 1% em setembro, 2% em outubro, 2% em novembro e 2, 68% em dezembro –, retroativo a março, além de ter a garantia de que o ponto dos grevistas não será cortado e de que o pagamento voltará a ser pago na data correta, conforme a Lei Orgânica Municipal.

Nesta quinta-feira, 18 de junho, os servidores participaram ativamente da sessão ordinária da câmara dos vereadores. Lá, eles transmitiram as novidades à população e pediram apoio aos vereadores, em relação à contraproposta deliberada em assembleia. Os vereadores se prontificaram a apoiar os servidores, inclusive, tentando conseguir uma reunião a prefeita ainda na quinta-feira, mas o que aconteceu foi um encontro entre os diretores do SINSPMAR e do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), integrantes da comissão de greve e o secretário de Governo, Robson Marques, às 18h.

Durante a reunião de aproximadamente uma hora, os diretores dos sindicatos e os servidores presentes tentaram mostrar ao secretário, através de dados e números, que o reajuste de 7, 68% é possível. Eles também afirmaram que estão à disposição para uma reunião de trabalho entre a prefeitura e os sindicatos, caso seja necessário apresentar ao governo como se chegou à conclusão de que o aumento é possível.

Robson Marques ouviu o que os servidores e membros dos sindicatos tinham a dizer. Mesmo assim, afirmou que, nesse momento, ela acredita que será muito difícil chegar ao reajuste proposto pelo funcionalismo. A próxima assembleia acontecerá na segunda-feira, 22 de junho, às 17h30, no Clube Comercial, no Centro. Antes disso, o SINSPMAR espera que o governo reúna sua equipe e chegue à conclusão de que a contraproposta dos servidores é justa, fundamental e possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário