sexta-feira, 13 de maio de 2011

AZEDOU DE VEZ NA CASA



O PRESIDENTE JOSÉ ANTÔNIO TEM DEIXAR DE




SER ARROGANTE, AFIRMA AGUILAR RIBEIRO





da redação









A polêmica em torno do aumento de vereador em Angra, provocado pela Emenda Constitucional nº 50, que repara a redução do efeito de resolução estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2007, ganha a cada dia que passa mais fôlego, numa, ao que parece, interminável polêmica. Embora a maioria dos vereadores seja favorável ao aumento dos atuais 12 para 17, pelo menos o presidente da Câmara Legislativa angrense não esconde sua posição contrária aos demais. O vereador José Antônio (PCdoB) sempre deixou claro ser contra ao aumento de cadeira no parlamento.
Para colocar ainda mais pimenta neste tempero, o par de seu próprio partido, o vereador Aguilar Ribeiro (PCdoB) é o autor do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal que legitima o aumento de vereadores para 17. Em entrevista ao programa de TV, canal 99, do apresentador, Jonathan Stockler, Aguilar acusa seu parceiro de improbidade administrativa e de quebra de fidelidade partidária.
- A atitude do José Antônio caracteriza improbidade administrativa e porque não, infidelidade partidária, já que é orientação nacional do PCdoB aos municípios que se aprove o aumento, incontestavelmente. Ele não pode achar que é o dono da Casa (referindo-se a Câmara) – desabafa Aguilar.
Outro ponto polêmico na matéria é que com o número de habitantes de mais de 170 mil em Angra, a PEC 50 possibilita aumentar para 21 vereadores. Entretanto, já é consenso de toda a bancada dos parlamentares que o teto fique mesmo nos 17. Para tentar conter o avanço da campanha encabeçada pelos partidos no pró-aumento, José Antônio, teria afirmado, em reunião com alguns vereadores e da própria tribuna da Casa, que aceitaria o Projeto Municipal desde que houvesse redução de assessores nos gabinetes. O que sairia do valor um pouco mais de R$ 43 mil, saldo que garante patamar de 35 assessores, para menos de 25.
- É uma chantagem que o presidente da Casa está fazendo ao querer reduzir o número de assessores, por que então ele não foi favorável a determinação judicial da justiça, quando a juíza determinou que se reduzisse a verba de gabinete e por sua vez o número de assessores. Classifico como petulância política impedir uma maior representatividade do povo na Câmara – esclarece Aguilar Ribeiro.
O vereador José Antônio teria sugerido inclusive que o Legislativo contratasse por licitação uma empresa para analisar os impactos financeiros produzidos com o aumento de vereadores na Casa.
- O presidente tem de deixar de ser arrogante. Deixar de confundir a sociedade com essa história de que o aumento de vereadores tem haver com elevar os gastos. Quando o TSE determinou a redução de vereadores, reduziu de 7% para 6% o repasse da prefeitura para a Câmara. Uma coisa não tem nada haver com outra – rechaça Aguilar.
Cerca de oito vereadores assinaram o Projeto favoráveis ao aumento, entretanto, a matéria não subiu para votação, o que fere e contraria o que estabelece o regimento interno da Casa no Art. 121 e 125, que o presidente tem o prazo de três dias para subir com a matéria.
No partido do PCdoB a chefe de gabinete da Casa, mulher do presidente José Antônio, teria marcado uma reunião com o presidente do partido, Rogério Moreira e com o próprio Aguilar Ribeiro, mas, o presidente da Casa não teria aparecido para debater o assunto.
- Não dá mais para aceitar um discurso mentiroso. É possível afinar as idéias e chegar ao consenso, o problema é que a reunião que faríamos isso, que inclusive foi marcada pela própria mulher do presidente da Casa que trabalha no Legislativo como chefe de gabinete, não deu nenhuma satisfação e não apareceu para a reunião – finaliza Aguilar, em tom de descontentamento.

Um comentário:

  1. Caro vereador Aguilar, o Zé Antôniio sempre foi assim e todos sabemos que é uma pessoa oportunista, que nunca teve compromisso com a causa "Socialista", sempre foi e sempre será da turnma do "Farinha pouca meu pirão primeiro", do vale tudo pra se dar bem, porque isso agora? vc sempre soube que ele é assim e nada vai mudar, só a cadeia talves. o Ignorante Zé acha que seria bom apenas 1 vereador (ÊLE) e´que seria o suficinete, quanto menos vereadores melhor pra controlar. imaginme se agora fossem uns 19 vereadores, provavelmente ele não estaria presidente da câmara, ENTENDE??? todo mundo entende, só ele ahca que não.

    ResponderExcluir