sexta-feira, 16 de julho de 2010

PARATY

Inventário Turístico:
Pesquisadores necessitam da colaboração do setor turístico

Os pesquisadores do Instituto Idéias, contratados pelo Ministério do Turismo, que aplicam o questionário de oferta turística enfrentam dificuldades em obter informações junto aos estabelecimentos consultados em Paraty. Muitos se mostram desconfiados e até se negam a fornecer informações, o que dificulta o trabalho de coleta.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de Paraty, Amaury Barbosa, a empresa turística que se negar em participar da pesquisa ficará de fora do portal do Inventário Turístico, além de prejudicar um trabalho que Paraty está aguardando há anos, fundamental para o planejamento do turismo e apresentação de projetos para os ministérios.
“Nossa cidade, considerada um dos 65 destinos indutores de turismo e entre os dez destinos referência Cultural, pelo Ministério do Turismo e pelo Ministério da Cultura, está lutando para concretizar o inventário. Precisamos muito desse documento, uma vez que o projeto contribuirá para que Paraty se torne referência nacional em atividade turística”, frisou o secretário.
Amaury pede o apoio dos empresários no ramo turístico no que se refere ao fornecimento de informações necessárias para a elaboração do inventário. “Empresários, vamos fazer uma corrente para transformar Paraty em uma cidade ainda mais desenvolvida no turismo. Esse é um passo importante para o fortalecimento do setor e até o reconhecimento mundial, já que estamos em busca de mais esse título da UNESCO”.

SOBRE O INVENTÁRIO

Inventário Turístico, documento elaborado por empresas do ramo turístico que tem como objetivo identificar os atrativos, serviços, equipamentos, infra-estrutura, meios de acesso, variáveis gerais – fornecedores, concorrentes, clientes, mão-de-obra, entidades de classe – e variáveis operacionais – características sócio-econômicas, tecnológicas, legais e políticas - de uma localidade.
Este documento é utilizado não só pelo poder público, a fim de obter subsídios para planejamento turístico sustentável, assim como turistas em busca de informações sobre a região, estudantes para realização de pesquisas e estudos, empreendedores com objetivo de ter maiores informações sobre o local que pretende abrir empreendimento turístico ou não, imprensa e outros interessados.
O processo tem como objetivo resgatar, coletar, ordenar e sistematizar dados e informações sobre as potencialidades dos atrativos turísticos e das ofertas local e regional.
Após a captação de todas as informações, os dados serão repassados ao Banco de Dados do Sistema de Informações Turísticas do Programa de Regionalização e fará parte do Banco de Dados Nacional do Ministério do Turismo para que todos os setores possam utilizar no planejamento das políticas de atuação, ações e qualificação estabelecendo prioridades a partir do conhecimento das áreas viáveis economicamente e aproveitando suas potencialidades.
O Inventário Turístico aponta diagnósticos que atendem as demandas de planejamento integrado, viabilizando a melhoria da infra-estrutura das cidades. Assim, é possível o desenvolvimento da qualidade dos produtos oferecidos, alavancando a economia e ampliando o mercado de trabalho com a abertura de novas frentes de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário