José Serra
Entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, em 24/0/2009
Para o governador, a legislação eleitoral brasileira ainda é muito restritiva em relação a campanhas na web
Qual será o papel da internet nas eleições presidenciais de 2010?
Nas eleições de 2010, no Brasil, nenhum candidato poderá prescindir da internet na campanha, é evidente, mas a influência será muito menor do que nos Estados Unidos, porque somos muito menos conectados, nossa legislação eleitoral é mais restritiva, nossa campanha é muito mais curta do que a deles, que dura quase dois anos, contando com as primárias para a indicação do candidato do partido. Aqui, legalmente a campanha só começa na segunda metade de julho, e a eleição é em outubro.
Qual será o grande desafio das campanhas na web?
O grande desafio de campanhas na internet, que a de Barack Obama venceu com louvor, é transportar o ativismo e a militância do mundo virtual para o mundo real, para ações de visibilidade, para as ruas. Tenho dúvidas de que conseguiremos fazer já em 2010 essa passagem.
OPINIÃO DO BLOG
Fica muito claro o poder e a influência que a internet exerce sob leitores assíduos e simpatizantes desse instrumento midiático - potenciais eleitores - quanto o assunto é a emissão de opinião e informação. A Casa legislativa angrense ao discutir no início desse ano - aprovada por 90% dos parlamentares, uma ação que começou fadada ao fracasso capitaneada pela presidente da Câmara de Vereadores, Vilma dos Santos (PRB), sentiu que a conta ficaria alta demais, principalmente no teor político. A história do processo foi sepultada e derrubada pela, agora, adesão ao blog - antes coisa do demônio, hoje benção dos céus - da mesma autora da ação impetrada pela vereadora que se gaba de ter um blog divulgando suas ações, aliás, todos os vereadores que assinaram aderiram ou estão aderindo à febre dos blog's. Eles classificam como evolução da Casa, eu chamo de demagogia e hipocrisia na Casa.
Bom até lá já pagamos a conta do Prosanear... Aí poooooooooooodeeeeeeeeee... rsrsrs
ResponderExcluirSem defender ou recriminar... mas o advento da internet, em questão os blogs, pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal.
ResponderExcluirA crítica quando usada para crescimento do criticado, ou baseado em informações e colocada de maneira ética, você como jornalista bem sabe, é muito bem vinda.
Mas sabemos que Angra tem blogs, não me refiro ao seu, que publicam inverdades sem buscar fontes confiáveis, fazendo uso de palavras baixo calão, enfim, não usam da boa ética e desperdiçam o nosso amado direito de livre imprensa.
Devemos repensar como a atitude dos vereadores em relação a ação no seu texto citada. Não foram somente críticas construtivas e baseadas em verdade que foram postadas nos blogs relatados na ação.
É fácil agora critica-los, sendo que aqueles blogs devem ter mais zelo com a verdade e a ética!