quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA


“Operação pandemia”

Nas últimas semanas, um assunto que não sai de pauta, independentemente do veículo de comunicação, é a gripe A (H1N1). Todos sentem medo, mas ninguém sabe o seu real perigo.
É a partir desse sentimento que três professores da Universidade de Lanús, na Argentina, analisam a pandemia e sua abordagem pela mídia.
No artigo publicado hoje nas Notícias do Dia, intitulado “Paranoia, conspiração ou realidade? A mídia e a pandemia da gripe”, os professores Hugo Spinelli, Marcio Alazraqui e Anahí Sy, da pós-graduação em Epidemiologia, Gestão e Políticas de Saúde, analisam o fenômeno a partir da economia, da epidemiologia e de seu impacto na sociedade.
Segundo ele, desde o surgimento da gripe suína (que desbancou a gripe aviária e chegou a mudar de nome por pressões econômicas), passando pela sensação de catástrofe, pela desinformação, pelo autocuidado, pela automedicação e até pelo isolamento social, é possível que a gripe suína passe também por uma última fase de esquecimento e saída da agenda pública.
Como resultado, afirmam, todas as demais “pestes”, talvez realmente pandêmicas, continuarão no seu silêncio devastador – servindo ainda como “selecionadores sociais, completando assim a seleção biológica”.
Pois esse é o mote de um recente documentário publicado na Internet intitulado “Operação pandemia”, do argentino Julián Alterini. Sua versão em espanhol já alcançou quase meio milhão de acessos em poucos dias, na tentativa de responder à sua pergunta de fundo: o que se esconde por trás da gripe suína? O vídeo, por isso, ajuda a corroborar o que parecia ser apenas uma hipótese no artigo dos epidemiologistas argentinos.
Assim conclui o vídeo:
“Atuemos ativamente, mas nunca aceitemos nos manter em um estado de paranoia e sufoco. Cuidemos de nós e de nossas famílias. Tenhamos em mente as medidas de prevenção, mas também tenhamos bem claro que essa fórmula em algum momento terá que mudar, porque estão jogando conosco, estão negociando com a sua saúde e a saúde de seus filhos.”

[Fonte: http://unisinos.br/blog/ihu/2009/08/03/operacao-pandemia/]

ASSISTAM O VÍDEO NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM

AO ASSISTIREM AO VÍDEO ATENÇÃO: A referência a "massa contra a campanha de vacinação contra gripe suína de 2009" é um erro. Na verdade, refere-se a massa contra a campanha de vacinação contra gripe suína de 1976, que resultou em várias mortes e paralisia , onde, novamente, Secretário de Defesa Donald Rumsfeld do então presidente E.U.: Gerald Ford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário