sexta-feira, 5 de junho de 2009

ANALISANDO AS OPÇÕES ESTADUAIS

DE OLHO NO ESTADO

ENTRE LINDBERG, GAROTINHO, CABRAL E GABEIRA



A disputa pelo o Governo do Rio de Janeiro – pleito eleitoral de 2010 - já está traçado: do lado oposicionista estão o prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT) e o ambientalista Fernando Gabeira (PV), do outro uma situação rachada pela divisão criada entre o atual governador Sérgio Cabral (PMDB/Rio) e o menino maluquinho, Anthony Garotinho. Está crível que o governador vive a hipossuficiência de apoios importantes como a classe metalúrgica e portuária, principalmente após a turbulência provocada pela crise no setor. Cabral sente que não conseguiu atingir os índices de crescimento assim como alcançou seu maior adversário quando esteve à frente da máquina do estado. No entanto, o governador fez um jogo de mestre em ter se aproximado do presidente Lula, no saldo 1x1 entre Cabral e Garotinho. Afinal, na altura do campeonato manter correspondência com o inimigo é uma arte interessante de aglutinar novos apoios, e nisso, inexoravelmente o governador fez a leitura correta em construir uma alternativa estruturalista. Se Cabral não tem a força nas cidades do sul do estado como tem seu arquiinimigo, o jeito foi peregrinar por outras vias federais.
Correndo por fora está Garotinho que faz escopofilia – quer ser relembrado a todo custo - para mostrar que ressuscitou, apesar de seus adversários acreditarem que o Garotinho não tem mais chances de reconquistar o espaço no PMDB, mesmo tendo se inclinado para o lado dos Republicanos, PR. Garotinho – mesmo tendo cometido o erro crasso de ter feito greve de forme e não sendo mais unanimidade entre os evangélicos – tem uma parcela significativa de prosélitos eclesiásticos. E leva o rótulo de representante do povo mais carente, mesmo com todo o desgaste.
Com a imagem ainda em voga está o deputado federal pelo PV Fernando Gabeira, que saiu fortalecido das últimas eleições a prefeito pelo Rio. Uma surpresa para alguns, mas sempre acreditei no discurso ambientalista do homem verde e da sunga fina. E só não derrotou nas urnas seu inimigo, Eduardo Paes (PMDB) porque o operador de direito contou com a mão de Cabral imposta sobre sua cabeça. Caso contrário o ideólogo teria massacrado seu adversário, que quando ainda candidato a governador pelo Rio apresentou um discurso frágil e inconsistente.
Na ponta dessa corrida eleitoral está o novato Lindberg Farias (PT) que com discurso inovador começa a surgir como uma boa opção para o partido de oposição, que ante não tinha um nome para a prefeitura do Rio, o que deixa o presidente Lula na faca de dois gumes: de um lado o importante aliado Sérgio Cabral do outro a fidelidade partidária em ter de apoiar seu parceiro de partido.
Nessa linha de fogo ficam os partidos. Enquanto a verticalização não entra em vigor e rigor as regionais fazem o que querem e da foram que preferirem. Em Angra essa história não é diferente. Se o partido do PMDB quebrou por conta da imposição feita pela linha adotada pelo ex-prefeito Fernando Jordão em impor seu primo, Tuca Jordão, em substituição ao seu ex-secretário de governo, Bento P. Costa, e deixar de fora – mais uma vez – seu inimigo fatal, Aurélio Marques (s/partido). Aurélio nutre simpatia por Garotinho, Tuca por Cabral e assim vai se desenhando a conjuntura política do Estado com reflexo em suas 92 cidades.
E se Gabeira representa a classe média, Garotinho a classe D e E. Lindberg se fortalece como uma nova opção apenas e arrasta adeptos, Cabral a levanta a bandeira da classe elitizada do estado do Rio. Até as eleições muita coisa pode mudar, afinal a irracionalidade é a base da racionalidade política.

3 comentários:

  1. COMO JÁ É DE CONHECIMENTO GERAL,O PMDB JA IMPOS AO LULLA,OS 12 ESTADOS ONDE O PT,NÃO PODE TER CANDITADO A GOVERNADOR,E DEVE APOIAR O PMDB E O RIO DE JANEIRO É UM DELES.TUDO ISSO PARA ABAFAR O CPI DA PETROBRÁS.

    ResponderExcluir
  2. O ASSUNTO É OUTRO MAS DE GRANDE IMPORTÊNCIA.
    O TUCA DEU ORDEM PARA O MÁRIO DOS ANJOS DE QUE NENHUM PETISTA PARTICIPE DO FESTIVAL DE MÚSICA E ECOLOGIA E QUE CONTRATE OUTRA BANDA DE APOIO PORQUE A QUE FOI CONTRATADA E É A MESMA DO ANO PASSADO PARTE DELA É DE PETISTAS E ISSO O DEIXOU FURIOSO, NÃO SEI COMO O MÁRIO DOS ANJOS VAI SAIR DESTA, E O ENGRAÇADO É QUE NENHUM PETISTA TEVE SUA MÚSICA CLASSIFICADA PARA PARTICIPAR, SERÁ COINCIDÊNCIA? SERÁ QUE ATÉ NA ARTE TERÁ PERSEGUIÇÃO? AONDE ESTAMOS?, QUE PESSOAL É ESTE? QUE ESQUECEM DOS VALORES ÉTICOS E MORAIS, DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL, ATÉ ONDE CHEGAREMOS COM ESSE TIPO DE GENTE NO COMANDO DE NOSSA CIDADE?

    ResponderExcluir
  3. Antônio de Carvalho
    O Arraiá de Angra comesou em 2000 e não acabou ainda em 2008!!!Com essa quadrilha que não é de Festa Junina... ja chegamos no fundo do poço!!!

    ResponderExcluir