segunda-feira, 18 de maio de 2009

PRIMO POBRE E O PRIMO RICO




ENTRE A POPULARIDADE DE FERNANDO E
A IMPOPULARIDADE DO PRIMO TUCA


O fracasso do governo Tuca já contabiliza um saldo negativo para imagem deixada pelo seu antecessor. Se no ano de 2000, Fernando chegava como a grande esperança de mudança, como uma das únicas possibilidades para derrubar o petismo de 12 anos, e na estratégia a dozadinha de 12 partidos, evidente que em 2004 a decadência já arruinava essa expectativa e o fernandismo já caia de popularidade. Em 2008 a distância de um governo da continuidade, tão apregoado no pleito eleitoral, fica cada vez mais claro. Perdido pelas escolhas erradas, de uma equipe cabalmente despreparada – politicamente e tecnicamente – Tuca se arrasta na história de Angra como um dos piores prefeitos já eleitos no município. Emaranhado entre os processos e acusações de crimes eleitorais – agora com a inelegibilidade – o prefeito Tuca Jordão (PMDB) e seu vice Essiomar Gomes (PP) se perdem e se mostram totalmente despreparados para a função pública, e cada vez mais distantes de serem os preferidinhos dos eleitores. Coube-se aos partidos dar a diferença quando acionados, isso ficou registrado no pleito, porque neste momento o caminhar da carruagem leva os homens do executivo para o buraco, pior: leva todos nós angrenses – nato ou de coração - com a imagem arruinada para a sepultura.
A linha de gestão que unificou secretarias em uma só, caso este da Secretaria de Pesca e Agricultura para gestação da Secretaria de Atividades Econômicas não resolveu o problema maior: – tanto da pesca quanto da agricultura, muito menos do setor econômico da cidade – a falta de fomento da manutenção empregatícia e a geração de emprego e renda. Sequer se viu o secretário da pasta em uma reunião com a categoria metalúrgica debatendo o assunto do setor, em uma das rodadas de negociação com a empresa; na defesa do porto e de seus trabalhadores; debatendo com o segmento formas e estratégias administrativas para a implantação de empresas na região e na briga pela criação de um parque industrial. Secretários escolhidos por critérios errados levam à desgraça do setor econômico da cidade e estigmatizam o critério de escolha de seu secretariado do governo Tuca como fisiologistas e clientelistas.
Se hoje o eleitor se arrepende de ter votado em Tuca, a história se repente copiosamente nas siglas. Para conter a declinação de apoios – principalmente àqueles que não estão sob a égide do capital – criou-se o Conselho Político. Com escopo de arregimentar e assim manter o controle sob os que quiserem dar vôos mais altos na democracia camuflada.
O Legislativo conspira a favor de uma manutenção de linha conchavista. Os discursos dos nobres edis – durante a campanha – parecem ter ido para o ralo da amargura. Como mais de 60% coaduna com as ideologias da base do governo – ninguém ousa jogar contra o próprio patrimônio. Na troca de empregos no executivo, verbas para manutenção de entidades apadrinhadas pelos vereadores, na aprovação de matérias emitidas pela prefeitura, os parlamentares vão cada vez usando a máquina para fins unilaterais e clientelistas. Trocam ideologias da noite para o dia como se troca a própria cueca. E nessa história de cooptação vai ficando as ideologias partidárias, institucionais, e lamentavelmente o eleitor vai sendo traído aos poucos por 30 moedas de ouro, às vezes até por uma lata de lentilha, um aperto de mão, um simples tapinha nas costas, não de agradecimento, mas de lamento.

10 comentários:

  1. Como sonhamos com a queda da bastilha! Como sentimos o cheiro da mudança e ela insite em não chegar. De tudo uma pena: O povo não nos lê, muitos nem preocupados estão.

    Que ele vai cair é certo. Até ele sabe disso. Mas a cada mês que esse grupo consegue se manter o prejuízo para o povo é maior. Essa é a luta dos advogados do governo: Adiar a queda.... MAS QUANDO CAIR VAI CAIR FEIO! e vai ser bonito de ver.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom Dr. Kleber que isto tudo esteja acontecendo neste governo, o de antes já saiu cambaleando, e este será o tiro de misericordia.
    Quando estes mafiosos sairem, teremos a certeza que nunca mais eles levantarão.
    Será fácil então, para qualquer outro partido ganhar a próxima eleição, familia tuca, já era!

    ResponderExcluir
  3. O blog angramentira foi substituído pelo ANGRAVERDADEE.BLOGSPOT.COM.
    Leiam e veja se não é o mesmo estilo.

    ResponderExcluir
  4. Está na hora de o Tuca deixar de lado o compadrio, dispensar os amigos políticos mas incompetentes e nomear técnicos efetivos, porque com certeza, os há em Angra, para gerenciar a máquina. Estamos vendo tudo parado, o governo abalado por causa dos ataques da oposição e sem reflexão de que rumo tomar. Há muito serviço e os servidores mais preocupados com a política do que com o trabalho. Cada dia vai ficando mais complicado.

    ResponderExcluir
  5. Será que ainda não inventaram um medidor de grau de incompetência e ignorancia da equipe desse governo? a minha avaliação é 70ºC abaixo de zero! nem na antártida é tão gelado!!! A máquina(Prefeitura) travou desde de janeiro!!frioooooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Continuo dizendo:Bem feito pro povo, não existe outro culpado...

    ResponderExcluir
  7. Queria saber informação sobre o boato que foi lançado na cidade em uma reunião na Verolme pelo irmão do Eterno – Siciliano (Luiz Antônio Jordão). Que o deputado Luiz Sérgio foi preso hoje em Brasília. Fiquei muito preocupado com essa informação e o que estava acontecendo.

    ResponderExcluir
  8. É verdade que a dignissima Vilma Creisson foi lá na greve gozar na cara dos trabalhadores?
    Que quem não estivesse satisfeito que pegasse sua troxinha e vazasse?

    Tem algum video?

    ResponderExcluir
  9. Esse governo está aí pra sugar tudo o que for possível pra suas contas bancárias pessoais, ledo engano pensar que eles se preocupam com máquina administrativa, índices, população. Existem dois municípios em Angra: um é formado pelos donos do poder, com salários altíssimos e fartura, o outro município é o nosso, com dificuldades, fome, violência, desemprego, e ainda por cima com achincalhe da Vilma Creysson( agora com équio).

    ResponderExcluir
  10. Sr. Stockler, esse seu texto recalcado não engana ninguem. Meio dúzia de anônimos sonhando com uma 'boquinha', talvez.

    ResponderExcluir