quinta-feira, 16 de abril de 2009

PROJETO COMUNIDADE DE ANGRA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA HÁ UM HIATO CONSIDERÁVEL

ENFIM, A SEXTA REUNIÃO. NA PRÁTICA O VAZIO


''Comunidades de Angra no Morro do Carmo. Na sexta reunião, moradores definiram ações na área de educação e esporte. A equipe do Programa Comunidades de Angra realizou nessa terça-feira, dia 14, sua sexta reunião com moradores do Morro do Carmo. Esta é a fase em que os agentes do programa e a comunidade fazem um planejamento das ações de melhoria que serão realizadas.
A reunião consistiu em uma oficina onde os moradores sugeriram as ações de acordo com os temas propostos.'' (release prefeitura)


PONTO DE VISTA


Certamente que não há dúvidas que o projeto por si só, em sua morfologia, é democrático e salutar para qualquer comunidade, no entanto, a morosidade e a abundância de burocratização são também dois predicados que cercam e fomentam a engenharia desse maniqueísmo, impulsionam o projeto a caminhar vagarosamente. Tantas ações apregoadas são na verdade basilares e não haveria necessidade para tanta reunião para definir planejamentos que são tão básicos ao bem-estar social. O mais próximo que o projeto chega é de uma estrutura meramente politiqueira. A intenção é boa, mas a forma de manejo é errônea e equivocada.

Um comentário:

  1. Muito bonita sua forma de colocar as coisas, porém, na 1ª reunião do programa (não é projeto) é informada a comunidade que serão 10 reuniões, e ao fim dessas, será formado um Comitê Comunitário, que fará o link da comunidade com a pmar com objetivo de desburocratizar, isto é, de passar as necessidades da comunidade e e estas serem atendidades de maneiras pontuais visando o coletivo. A próxima comunidade será a sua, o MOrro do SAnto Antônio e seria bom que você participasse e até fizesse parte do comunitê comunitário (que é eleito pela comunidade) para se interar mais.
    Grande abraço

    ResponderExcluir