quinta-feira, 30 de abril de 2009

OCORREU ENCONTRO DA FRENTE AMPLA SINDICAL -



Dia 1º de Maio – Luta ou Luto ?
Frente Ampla Sindical organiza ato de coscientização em homenagem ao dia do trabalhador.

A Frente Ampla Sindical, força que reúne cerca de 20 sindicatos de Angra dos Reis e região, dentre eles: SINDPETRO, SINSPMAR, Bancários, Metalúrgicos, Arrumadores, Rodoviários, Estivadores, Construção Civil, , SEPE, SINPRO e Vigilantes. Traz no 1º de maio deste ano um questionamento: Temos o que comemorar?

Apesar do dia do trabalhador ser dia 1º, este ano, por conta de mais um feriadão, a Frente Ampla Sindical resolveu antecipar as atividades para o dia 30, esta quinta. O ato teve o objetivo de conscientizar, ao contrário dos anteriores, em que se contava com a mobilização dos trabalhadores.

Outros dias 1º de maio.

O Dia do Trabalhador ou Dia Mundial do Trabalho é celebrado anualmente em vários países do mundo no dia 1º de maio. A data foi escolhida em congresso que marcou a fundação da Segunda Internacional, em 1889, durante o centenário da Revolução Francesa, em Paris. A escolha é em homenagem à greve geral ocorrida em Chicago em 1886, no principal centro industrial dos Estados Unidos da época, onde milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e para exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

No Brasil, a primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país. Mas foi no governo Getúlio Vargas que o 1º de maio ganhou status de “dia oficial” do trabalho. Essa era a data em que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário