DRAGAGEM NO PORTO
Os sindicalistas que estiveram ontem, em Brasília, com o Ministro dos Portos, Pedro Brito, passaram o dia repassando aos trabalhadores os assuntos tratados no encontro. O principal tema debatido foi a dragagem do porto, que, conforme acordo, será acrescentada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A reunião foi intermediada pelo Deputado Luiz Sérgio Nóbrega (PT-RJ) e ficou acertado o repasse de R$ 5 milhões para o projeto. Agora os portuários tem nova missão - pressionar a Companhia Docas a apresentar o cronograma da obra.
É uma boa notícia, mas para quem conhece a realidade sabe que é muito pouco quando se trata de logística.
ResponderExcluirHoje o fator logístico é de uma participação muito grande nos custos de uma empresa, qualquer produto hoje tem de 4 a 10% de seus custos embutido em transportes.
Para que uma noticia como esta fosse realmente consolidada, seria necessário revermos alguns pontos:
1º - O nosso porto é pouco interessante no ponto de vista FABRIL, por estar distante de áreas industriais.
Solução: Incentivo imediato à entrada de novas empresas de pequeno, médio e grande porte, principalmente as interessadas em exportarem seus produtos. Estes incentivos estariam desde a qualificação de mão de obra, incentivos fiscais, de estruturas básicas, itens fundamentais para atrairmos investidores.
2º - A estrutura viária seja Rodo ou Ferro, está totalmente fora dos padrões de normas de transportes, aumentando assim o custo complementar do transporte, ou seja, de Angra para o Rio ou Angra para São Paulo.
Solução: Pegar carona no anel viário de Itaguaí, e exigir do Governo Federal a total duplicação da Rio Santos (para escoamento de um acidente na Usina Nuclear), além de uma participação mais efetiva do Governo do Estado na reforma e conservação da RJ Saturnino Braga. O embasamento de necessidade de escoamento para um plano de evacuação, deve ser argumento inicial (contrapartida) o complemento seria o desenvolvimento econômico do município .
Reforço no transporte ferroviário embalado pela proposta do secretário Estadual de Transportes Júlio Lopes, que tem metas para implantação do trem de transporte de passageiros Angra x Barra Mansa.
3 - Armazenamento e desembaraço alfandegário:
Solução: É claro que hoje o custo de hospedagem é o maior lucro de intermediação de cargas, é fundamental pensarmos no RETROPORTO, este é o grande ponto lucrativo, onde as maiorias das empresas portuárias querem investir.
É necessário que seja criado um conselho GESTOR, ou melhor, uma fundação a qual seria administrada pelos setores portuários interessados, DOCAS, Sindicatos e Prefeitura para administrarem esta área.
A criação do RETROPORTO em áreas já existentes no Centro da Cidade e em áreas a serem debatidas, que deveram obedecer a critérios como impacto ecológico e social, além de normas internacionais. Hoje a tonelada hospedada no mercado internacional de mercadorias perecíveis esta perto dos U$ 500 a tonelada e de produtos eletrônicos na média de U$ 600 a tonelada, ou seja, temos que nos preocupar em estar atraindo outros produtos além grãos e minério de ferro.
Reaparelhamento do nosso porto - Sem dúvidas o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) estará tendo grande participação, realmente nossa autoridade maior na esfera FEDERAL, Sr. Dep. Federal Luiz Sérgio deverá contribuir, uma vez que R$ 200 milhões para o Porto de Sepetiba e R$ 150 para o porto do Rio estão muito longe de poucos R$ 30 milhões para uma, significativa melhora operacional de nossa unidade portuária.
Este ponto de vista é baseado de que um plano de Governo bem elaborado pela Prefeitura aliado aos Sindicatos da categoria, não deixariam que valores como os R$ 1 milhão liberados pelo nobre Deputado sem que houvesse um simples papel assinado, ou uma proposta que seja, fossem por água a baixo, como comentados em entrevista do Sr. Zeca (presidente d PT) ao Blog do Sr. Jonhantan, alguns meses atrás.
Plano de investimentos e investidores é coisa séria, é coisa de GERENTES DE CIDADES.
Abraços
VIDAL -