terça-feira, 4 de março de 2008

É O DIA DELAS


DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Há exatamente 151 anos (8 de março de 1857), 147 operárias de uma fábrica têxtil em Nova York entraram em greve reivindicando salários iguais aos dos homens e redução de jornada de trabalho. Em resposta, os patrões incendiaram a fábrica e todas morreram. Em 1910, o Segundo Congresso Internacional da Mulher, na Dinamarca, escolheu o dia 8 de março como o dia da mulher. Hoje, operárias em greve não são queimadas e a mulher, ao longo dos anos, foi conquistando direitos pelos quais lutou. Apesar disso, sua situação ainda está longe de ser das melhores, principalmente quanto ao mercado de trabalho.
O dia da mulher é um elo na longa e sólida cadeia da mulher no movimento operário. O exército organizado de mulheres trabalhadoras cresce a cada dia. Há vinte anos as organizações operárias tinham apenas grupos dispersos de mulheres nas bases operárias… Hoje, a realidade é bem diferente, só os sindicatos ingleses têm mais de 290 mil mulheres sindicalizadas e na Alemanha são aproximadamente 200.000 sindicalizadas.
Entretanto, houve um tempo no qual os homens trabalhadores pensavam que deveriam carregar sozinhos sobre seus ombros o peso da luta contra o capital. Pensavam que deveriam sozinhos enfrentar o “velho mundo” sem o apoio de suas companheiras.
Todavia, como as mulheres da classe trabalhadora entraram nas fileiras daqueles que vendiam seu trabalho em troca de um salário, forçadas a entrar no mercado trabalhista por necessidade, porque seu marido ou seu pai estavam desempregados, os trabalhadores começaram a dar-se conta de que deixar para trás as mulheres entre as fileiras de “não-conscientes” era prejudicar sua causa e evitar que avançasse.
Assim,em 1914, o Dia Internacional das Mulheres na Alemanha foi dedicado ao direito ao voto para as mulheres. E foi comemorado pela primeira vez no dia 8 de Março. E,em 1921, na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, foi aprovado o dia 8 de Março como data oficial do Dia Internacional da Mulher.
Salve o dia da mulher
Salve a Mulher Metalúrgica de Angra dos Reis, de Mangaratiba, de Rio e de Paraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário