terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O MERCADOR DE ILUSÃO



NUNCA OUVI TANTA BESTEIRA. A VONTADE ERA DE VOMITAR...

Ouvindo, hoje, o prefeito Fernando Jordão na Câmara Legislativa explicando sobre as políticas públicas adotadas em Angra dos Reis, através de seu programa de governo, senti vontade de vomitar, confesso. Tudo que era dito vinha agregado a demagógica frase: ‘nunca um município do Estado ou do Brasil implantou tal projeto’; tudo era passado como se fosse a primeira vez. Teve de tudo no discurso do prefeito, desabafo, inverdades e muito ‘besteirou’. É evidente que alguns projetos são, sim, eficiente, indubitáveis, certamente. Não faço óbice ao crescimento, mas falsear, é um pouco demais. Que a verdade seja dita: Na saúde, só agora vemos um hospital público (ainda em desenvolvimento) ganhar materialização; os PSF’s são um verdadeiro fracasso no que se reflete a saúde preventiva; o hospital só agora, é possível, ano eleitoral senhores. Na educação, como disse a Stella Salomão tem mais de 1000 alunos estudando na CEDERJ, se esqueceu que dos quase 10 grêmios existentes, são quase 800 alunos viajando, diariamente, para fora do município. Pior, não geramos empregos, então exportamos trabalhadores. O gerenciamento do prefeito não conseguiu resolver nem a questão do saneamento básico, uma mentira, uma ilusão, quem caminha nos morros e nos bairro vê a sujeira que está in natura. A própria Praia do Anil a vergonha a céu aberto. Então senhores fica o questionamento: CARTAS MARCADAS, ISSO O PREFEITO NÃO EXPLICA, NEM OS PROJETOS NÃO CUMPRIDOS. ATÉ DO HOMEM PRESO NA OPERAÇÃO, FERNANDO EXAUTOU. ELEVOU A MORAL DE BENTO POUSA COSTA. ESTAMOS PERDIDOS MESMO...

A LISTA DA VERGONHA


LIMPEZA DAS PRAIAS (ANIL) – REPROVADO


SANEAMENTO BÁSICO DOS MORROS E OUTROS BAIRROS – REPROVADO


PROEJTO PARA CONTER O AUMENTO DA POPULAÇÃO DE RUA – REPROADO


SAÚDE – REPROVADO


EDUCAÇÃO – REPROVADO


GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA – REPROVADO


INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE – REPROVADO


ÁREA RURAL – REPROVADO

4 comentários:

  1. Boa noite Sr Jonathan
    Boa a sua exposição, pois acho que a crítica é válida e inteligente seria o nosso prefeito em não hesitar e recebe-las de forma a transforma-las em novos elogios. Mas desde já o que posso elucidar é sobre a correta forma de “GERENCIAR UMA CIDADE”.
    Volto a reforçar a tese elaborada por estudioso americano, o qual não me recordo o nome, mas que em 1998 em visita ao Brasil, sugeriu em uma entrevista dada a revista VEJA, que a mudança de administração na esfera municipal e estadual deveriam urgentemente mudar de POLITICA para GERÊNCIAL fica aí, efetivamente comprovada esta necessidade. Devemos gerir uma cidade de forma real, como gerimos uma empresa, com metas, objetivos, encima de analises, sínteses, geoprocessamento, qualificando, aprimorando e dando lucro, isto mesmo...dando lucro, exemplo dado pelo governo federal, que hoje tem em caixa U$ 187 bilhões, dinheiro suficiente para pagar a dívida EXTERNA.
    Vamos aplicar a bela renda desde município de forma mais transparente, onde os balanços (prestação de contas) devem ser efetivamente apresentados bimestralmente.
    Promessas de campanha são coisas sérias, e devem ser palpáveis (realizáveis), governo sério que apresenta propostas de campanha deve ter no mínimo bom senso para realiza-las, GERENTES DE CIDADES, são funções de paises evoluídos, e nos que fazemos parte do bloco emergente não podemos deixar de aderir às novas metodologias, principalmente quando boas.
    Quando passamos a ser gerentes, analisamos e aproveitamos as ondas (oportunidades), e por falta de qualificação (preparo gerencial) deixamos escapar várias oportunidades, como exemplos seguem:

    O BRASIL EM 2007 TINHA COMO META DE I.E.D. (INVESTIMENTOS EXTERNOS DIRETOS) U$ 13 BILHÕES, ALCANÇAMOS O Nº DE U$ 36 BILHÕES, QUASE 200% A MAIS, QUANTO FOI INVESTIDO EM ANGRA?!!
    DIA 22/02, NO JORNAL DO BRASIL TIVEMOS A 1ª PÁGINA DANDO A SEGUINTE MANCHETE, A INDÚSTRIA NO RIO CRESCEU U$ 1,3 BILHÃO COM RELAÇÃO A 2007, E DESTE VALOR 80% NÃO FORAM DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA, E SIM DA IND AUTOMOBILÍSTICA, QUÍMICA, BORRACHA, MECÂNICA E DE PEÇAS.
    ANGRA DOS REIS TEVE SEU ÚLTIMO INVESTIMENTO FABRIL EM 1959 , QUE FOI A VEROLME , APÓS ISTO NENHUMA INDÚSTRIA AQUI SE INSTALOU (NÃO PODEMOS CONFUNDIR FABRIL COM ENERGÉTICA).
    Temos que dar uma revisada urgente nas metas da cidade, pois estamos fadados a falir, uma vez que a expansão demográfica sinaliza em uma posição desfavorável, além do aumento da expectativa de vida, e por fim da migração do interior para os centros urbanos. Vale a pena pensarmos GERÊNCIALMENTE, principalmente quando fatores como situação geográfica favorecem a vinda de investidores, estamos ligados aos dois maiores pólos industriais do país, RIO e SÃO PAULO, ferrovia que nos liga ao maior pólo siderúrgico do estado a CSN, porto que escoa e recebe mercadorias. Portanto vamos reavaliar a situação e investir na qualificação, estudar uma urgente modernização e estruturação do nosso PORTO, pensar no RETROPORTO, focar nossa na nossa economia...Foco. Tirar proveito de situações como o plano de evacuação, e exigir do Gov Federal a urgente duplicação e reforma da Rod Mário Covas (BR 101), pegar carona no anel viário de Itaguaí, isto é gerenciar, planejar, aproveitar as oportunidades e transforma-las em vantagens para o nosso povo.
    Hoje quase 55% da economia do Brasil está nas mãos de pequenas e médias empresas, além é claro de uma expressiva participação da economia informal. Qd compramos um carro, o fazemos da MONTADORA DE VEÍCULO TAL, e não da FÁBRICA DE VEÍCULOS TAL, na linha de montagem de um carro, existem quase 50 empresas participando, cada uma fabricando um componente.
    Qual incentivo que o nosso governo deu a estimular a entrada de algum tipo de empresa? Seja ela de qualquer seguimento, nem de bananadas...falta criação, falta inteligência para ser aplicada para o povo, sobra espertalhões.
    Hoje em pleno século 21, ainda vivemos com analfabetos no centro de nossa cidade (é verdade, analfabetos), respeito quando pensamos na formação acadêmica, mas no momento a mão de obra intermediária é de suma importância, temos que formar, soldadores, eletricistas, maçariqueiros, mecânicos, torneiros, pintores... temos que preencher as oportunidades que são oferecidas, e que não são poucas, VEROLME, com aproximadamente 4.000 funcionários para a P 57, Eletronuclear, caso venha, com 4.000, pólo industrial, portuário e petroquímico de Itaguaí com quase 18.000 empregos diretos, pólo de gás e petróleo de TUPI em Santos, com mais de 15.000 vagas para o ano de 2010, sabe o que pode acontecer... vermos todas as sextas feiras centenas de ônibus saindo do município levando nosso rico dinheirinho para outras cidades, ou a migração exagerada, criando (com todo respeito) uma nova PEREQUÊ, JAPUIBA, ou favelizando ainda mais outros bairros do município.
    Tudo isto porque não planejamos.
    Hoje se fala muito no TURISMO, realmente não podemos deixar que esta indústria alto renovável de fora, mas não podemos também que o impacto ambiental venha atrapalhar, despoluir a PRAIA do ANIL é coisa séria e necessária, pois no momento ela é um grande vaso sanitário para despejarmos nossos detritos. O projeto deve ter avaliações mais profundas, desde a capitação, transformação de dejetos (em gás, por exemplo, aonde uma empresa viria a explorar), dragagem e reposição da areia da praia, transformação da orla em centro gastronômico e de entretenimento (para atrairmos também investidores), aproveitar a carona no BRADESCO, que hoje se diz banco do planeta e da PREFEITURA, PETROBRAS (que no FLAMENGO INVESTE R$ 25 milhões por ano), ELETRONUCLEAR (USINA que hoje fornece energia para o estado, que tem riscos e não traz nenhuma contrapartida), ONG`s nacionais e internacionais como GREENPEACE, além de paises Europeus que percebem a necessidade de investimentos em MEIO AMBIENTE, estas são as ondas do momento, as quais deveriam ser procuradas e embasadas em um bom projeto convencidas a investir.
    Volto a afirmar que devemos deixar a "POLÍTICA DE TROCAS DE FAVORES" por uma administração GERENCIAL.
    Sei que ainda é cedo para falarmos de planos, mas humildemente aqui ponho minha posição, aproveitando sim deste grande CANAL DE COMUNICAÇÃO, que se tornou seu BLOG.

    GRANDE ABRAÇO

    VIDAL - PTC

    ResponderExcluir
  2. E UMA VERGONHA ESSE GOVERNO FERNANDO JORDÃO TAMPANDO O SOL COM A PENEIRA,ele pensa que o povo e bobo,tomara que ele coloque o bento para ser candidado, vai tomar uma porrada feia nas urnas....

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE ONTEM FOI UM CIRCO ARMADO, ESTE GRUPO QUE LEVA REGINA PITORESCO E ASSESSORES PARA APLAUDIR.

    FOI ASSIM OS 7 ANOS DESTE GOVERNO, MAIS DE 2 BILHOES DE REAIS, E TEMOS OQUE NA NOSSA CIDADE.

    SERÁ QUE O POVO É NÃO VE, É PRECISO UNIRMOS FORÇAS PRA COMBATER ESTE GRUPO, O MELHOR ARGUMENTO É ORIENTAR AS PESSOA, QUE NÃO SE DERAM BEM NOS 7 ANOS, E ALERTAR, QUE NADA VAI MUDAR ELEGENDO O CADIDATO DO PREFEITO.

    SE ISTO ACONTECER ELES NUNCA MAIS VÃO ENTREGAR O OSSO, NOSSA OPOSIÇÃO AO GOVERNO É RIDICULA SÓ FICA PELAR ESQUINAS FALANDO MERDA SEM ATITUDE.

    O CARA QUE OCUPOU O LUGAR DO BENTO ERA DO PT E É IRMÃO DO PEIXOTINHO QUE CANDIDATO DO PT, AGORA VAI CASAR COM A MONICA, ESTA TUDO EM FAMILIA.

    PORQUE ACABAR SE PODEMOS NOS JUNTAR, É ISTO QUE ESTA PARECENDO, UNIÃO DOS CACIQUES DO PT COM INTYERECES MAIORES QUE AS DOS MILITANTES, ELES BRIGAM E ELES JANTAM JUNTOS E RI DA CARA DOS BABACAS.

    TEMOS QUE TROCAR ESTA CAMARA INTEIRA, E COLOCAR NA PREFEITURA UM NOVO NOME NA PREFEITURA, VOCE QUE É JORNALISTA TEMOS AINDA 6 MESES PARA ABRIR A CABEÇA DO POVO E MOSTRAR QUE NADA VAI MUDAR, ELES VÃO COMER TODO O DINHEIRO DA PREFEITURA NOVAMENTE.

    AGORA É UMA VERGONHA A POLICIA FEDERAL E O MINISTERIO PUBLICO, PARECE FAZER PARTE DO GRUPO EM ANGRA, O PREFEITO COMPROU UMA CIDADE INTEIRA NA ITALIA, A 3 ANOS QUE NÃO GOVERNA, SÓ VIAJA PARA ITALIA SEGUNDO UMA EX SECRETARIA DO PREFEITO, TODOS OS SEUS BENS ESTÃO INDO PARA A ITALIA, DELE E DA FAMILIA.

    O CAPONE SEGUNDO O BALTAZAR, NÃO É PIADA TEM MUITA REALIDADE, CORRE A BOCA MIUDA QUE ATÉ A POLICIA FEDERAL DE ANGRA JA ESTA NO PACOTE MILIONARIO.

    E OUTRA O BENTO NÃO QUER SER ELEITO ELE NA VERDADE VAI SE REELEGER, ELE JA É O PREFEITO A 4 ANOS, SÓ IDIOTA NÃO VE.

    DESMENTIR O JORNAL CIDADE, APOIANDO OS VEREADORES BANDIDOS, NÃO TODOS MAS A MAIORIA FOI UMA ATITUDE DE AFRONTA A INTELIGENCIA DOS MORADORES E DA JUSTIÇA.

    COMO EU DISSE PARECE STAR TUDO NO MESMO PACOTE.

    PARABENS PELO SEU BLOG, PELO MENOS VOCE AINDA NÃO FOI ACUSADO DE ESTAR NO PACOTÃO.

    SOU UM ANGRENSE ABISMADO COM A CARA DE PAU DOS POLITICOS E DA JUSTIÇA DESTA CIDADE.

    PARA PENSAR...

    ResponderExcluir
  4. É verdade e faço coro as afirmações do Vidal, essa questão de GERENTE DE CIDADES não é tão nova ssim, diversas prefeituras que não têem em seu posto maior pessoa egoístas e interesseiras em se apropriarem do erário, encaminham os funcionários para estes cursos formando assim mão de obra qualificada dentro do quadro de carreira.Ou seja, o GERENCIAMENTO DE CIDADES não é um prefeito que tenha este curso , é toda uma estrutura qualificada e voltada para esta ação.Há temposs atrás fiz esta colocaçao em um dos blogs e não vi retorno, salvo agora, dentro das propostas do Vidal.Fico feliz.Quando nos encontrarmos na rua, Vidal, tocarei neste assunto para que vc me conheça.Entenda o anonimato, como não sou candidato a nada , não tenho a menor vontade de me tornar alvo deste monte de canalhas que dominaram nossa cidade.
    Em relação ao comentário acima, espero sinceramente que esta suspeita seja apenas uma suspeita, esSa garotada nova do MP e da PF, se entrarem nessa , só restará a GUERRA CIVIL.

    ResponderExcluir